Dia Internacional da Terceira Idade

Publicado em 30/09/2016 .

O Aumento da Longevidade no Brasil

 

O aumento da longevidade, os avanços da medicina e o acesso à tecnologia mudaram o perfil dos idosos permitindo que eles desfrutem de uma vida mais loga, saudável e ativa. A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos.

A expectativa de vida atual do brasileiro é de 75 anos. Mas, segundo projeção da ONU, a esperança de vida ao nascer no Brasil subirá para 81,2 anos até 2050. Com isso, o país alcançará países como China, Japão e Hong Kong, cuja média atual fica entre 81 e 82 anos.

Mas como os idosos de hoje estão aproveitando a terceira idade?

Um estudo do Mosaic Brasil publicado pela Exame.com revela que metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a terceira idade para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.

Se a produção e o trabalho serão uma realidade cada vez mais presente na vida do idoso, em contrapartida, a aquisição de conhecimento não poderá mais ficar confinada apenas às primeiras décadas. De acordo com Kalache, que dirigiu por 13 anos o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), a capacidade funcional dos indivíduos será preservada, cada vez mais, para além dos 65 anos. O envelhecimento e a urbanização são as duas principais tendências demográficas do século 21.

A DESBAN homenageia seus participantes assistidos neste Dia Internacional da Terceira Idade, desejando a todos saúde e vitalidade para usufruir de ótimos momentos em suas vidas!

 

 

Referência: Exame.comIBGE