Faça a diferença para alguém que você ama Nesse Dia Mundial do Coração, gostaríamos que você fizesse uma promessa. Uma promessa de aprender a salvar vidas com RCP (Reanimação Cardiopulmonar). Na parada cardíaca, cada segundo conta. Uma parada cardíaca pode acontecer em qualquer lugar, frequentemente em casa, no trabalho ou durante o lazer. E a vítima pode ser alguém que você conhece e ama. Em cada minuto de demora da RCP , as chances de sobrevida da vítima caem 10%. A RCP imediata por alguém próximo pode dobrar – ou até triplicar – a chance de sobrevida. Em homenagem à campanha do Dia Mundial do Coração, você pode aprender os passos simples para salvar uma vida. Uma simples promessa para o seu coração, para o meu coração, para todos os nossos corações. Lembre-se desses dois passos se você encontrar um adolescente ou adulto que sofreu um colapso súbito: Ligue para o número de emergência local Comprima forte e rápido no centro do peito |
Doenças cardiovasculares
Principais fatos
- As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.
- A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco; dietas não saudáveis e obesidade; falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral.
- Para as pessoas com doenças cardiovasculares ou com alto risco cardiovascular (devido à presença de um ou mais fatores de risco como hipertensão, diabetes, hiperlipidemia ou doença já estabelecida) é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce, por meio de serviços de aconselhamento ou manejo adequado de medicamentos.
Quais são os principais sintomas das doenças cardiovasculares?
Sintomas de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais
Muitas vezes não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos. Um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o primeiro aviso da doença subjacente. Os sintomas do ataque cardíaco incluem:
- Dor ou desconforto no centro do peito;
- Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.
Além disso, a pessoa pode ter dificuldade em respirar ou falta de ar; sensação de enjoo ou vômito; sensação de desmaio ou tontura; suor frio; e palidez.
O sintoma mais comum de um acidente vascular cerebral é uma súbita fraqueza da face e dos membros superiores e inferiores, mais frequentes em um lado do corpo. Entre os sintomas, estão:
- Dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
- Confusão, dificuldade para falar ou para entender;
- Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos;
- Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;
- Dor de cabeça intensa sem causa aparente; e
- Desmaio ou inconsciência.
As pessoas que apresentarem tais sintomas devem procurar imediatamente assistência médica.
Hábitos saudáveis e uma boa alimentação são importantes para a saúde do coração
Nem todas as doenças do coração apresentam sintomas, por isso é importante manter os exames em dia.
Converse com seu médico e siga as dicas a seguir:
Lembre-se! A boa saúde depende de boas escolhas!
Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e World Heart Federation