Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina em 1887 – com apenas 15 anos – e em 1896 foi para Paris especializar-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur, destino de outros grandes nomes da ciência.
Aos 28 anos, em 1900, assumiu a direção técnica do recém criado Instituto Soroterápico Nacional – hoje, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – e aos 31, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente ao atual Ministro da Saúde.
Durante o período que atuou na saúde pública, lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Sua luta contra esta última, inclusive, marcou sua gestão, uma vez que provocou uma revolta popular e militar (Revolta da Vacina) contra o programa de vacinação obrigatória que ele instituíra. O Governo debelou a revolta, mas revogou a obrigatoriedade da vacinação.
Diante da biografia desse grande médico sanitarista que dedicou sua vida ao saneamento e à erradicação de epidemias no Brasil, nada mais justo que homenageá-lo comemorando, na data de seu aniversário, o Dia Nacional da Saúde.
A DESBAN apoia essa ação em prol da conscientização sobre a importância da educação sanitária, despertando o valor da saúde e dos cuidados para com ela!