.
Resultado dos investimentos
O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados, Imóveis e Operações com Participantes, apresentou em outubro de 2016 uma rentabilidade líquida de 0,93%, resultado acima da sua meta atuarial no mês, de 0,55%. No acumulado de 2016 o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG acumula retorno líquido de 13,91%, superando a meta atuarial de 11,57% no mesmo período.
Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações:
Nas edições anteriores foram explicadas a composição e o retorno por tipo de ativo de cada segmento, com objetivo de ajudar no entendimento do retorno total das aplicações. Conforme mencionado na edição de setembro, mudamos a forma de explicar os resultados e comentaremos apenas os retornos mais relevantes, quando houver.
Em outubro a carteira de Renda Variável obteve um retorno de 5,07% no mês, ficando abaixo do índice Ibovespa em função do perfil dos fundos investidos atualmente. Atualmente, temos dois fundos nesta carteira, sendo que um investe em ações de empresas com perfil defensivo e de maior resiliência em cenários de deterioração das condições econômicas, e outro que investe em ações de pequenas e médias empresas que apresentam elevado potencial de crescimento, baseada em análises fundamentalistas.
O Ibovespa apresentou valorização de 11,23% e, conforme explicado anteriormente, este é um índice teórico que possui as ações da Vale e Petrobras com grande participação na sua composição. Estas ações tiveram um bom desempenho em outubro, influenciadas pelas medidas de ajuste fiscal em andamento e pela melhora do cenário externo.